sábado, 5 de maio de 2012

Onibus Espacial


O Onibus Espacial Atlantis retornou à Terra e foi direto para o museu para que uma nova geração de transporte seja desenvolvida, sem contar que a manutenção de uma nave com 30 anos é muito cara.
Abaixo segue a lista de algumas mudanças que os Onibus Espaciais causaram na vida das pessoas:
1.       O cardiologista Michael DeBakey desenhou o primeiro e pequeno coração artificial que seria usado em crianças muito pequenas. A inspiração surgiu a partir das bombas de combustível do ônibus espacial e o aparelho foi desenvolvido com a ajuda de engenheiros da NASA.
2.       Uma ferramenta usada para separar o ônibus espacial dos propulsores de combustível solido foi adaptada e reduzida para ser usado como uma espécie de tesoura que corta pedaços do veiculo para tirar as pessoas, vitimas de graves acidentes.
3.       Foi comprovado que uma luz criada pra estimular o crescimento de plantas no espaço é mais eficiente do que lasers convencionais. Com isso houve uma melhora na retirada de tumores do cérebro de crianças.
4.       A NASA desenvolveu uma câmera leve e portátil que servia para analisar as chamas dos foguetes dos ônibus espaciais, que hoje é usada por bombeiros para localizar as vitimas de incêndio.
5.       A tecnologia usada para manter o ônibus espacial aquecido é a mesma usada para aquecer casas de países com invernos severos.
6.       A espuma que protege o tanque de combustível se tornou um eficiente material para próteses, praticamente indestrutível, leve e de fácil manuseio.
7.       O material usado na roda do trem de pouso são mais resistentes e hoje são usados para os pneus.
8.       Os funcionários que trabalhavam em grandes alturas na estrutura de serviço eram protegidos por uma rede super forte e resistente ao fogo. Hoje é usada por companhias de pesca.
9.       Os produtos usados no centro de lançamento como lubrificante está disponível para carros de passeio.
10.   A NASA desenvolveu um software que estabilizava e melhorava a qualidade de imagens adquiridas, quando o foguete era lançado poderia chegar à 27 mil km/h. Esse mesmo programa já foi usado pelo FBI para analisar imagens de atentados terroristas.
11.   A NASA teve a ideia de que plataformas vibratória poderiam ajudar a tratar doenças como a osteoporose, já que os astronautas estavam em um meio sem gravidade e não precisavam segurar o próprio peso causando o enfraquecimento dos ossos. Esta ideia ainda está em fase de testes e poderá ser usada para curar doenças.


Fonte Globo

Postado por Nathalia Amabille