sábado, 10 de março de 2012

Questionário em sala (09/03/12)

Serão postadas apenas as respostas das questões que o grupo enviou ao Professor Maurício.

1- Na primeira experiência do pêndulo, eletrizamos a bexiga atritando no cabelo e aproximamos do pêndulo e, sofrendo atração (consequência de possuir carga oposta a da bexiga), encostou na bexiga.

2- Na segunda experiência do pêndulo, eletrizamos a bexiga atritando no cabelo e encostamos no pêndulo e, após alguns segundos, o pêndulo ficou com a mesma carga da bexiga. Depois, afastamos a bexiga e ao reaproximá-los, o pêndulo sofreu repulsão (consequência de possuir a mesma carga que da bexiga).

3- Na primeira experiência do eletroscópio de folhas, ao estar eletricamente neutro, suas folhas ficaram abaixadas e, com a aproximação da bexiga eletrizada por atrito no cabelo, as folhas começaram a ser induzidas com cargas no sistema por meio da esfera de alumínio superior, as folhas se repelem por terem mesmo sinal. Com o toque do corpo carregado o eletroscópio também se tornará eletricamente carregado.

4- Na segunda experiência do eletroscópio de folhas, eletrizamos a bexiga atritando no cabelo e encostamos; após alguns segundos, retiramos a bexiga e as folhas de alumínio permaneceram repelidas por possuirem as mesmas cargas que foram transmitidas pela bexiga e só voltaram ao seu normal, quando encostamos o dedo fazendo o papel de fio-terra, passando a carga pra Terra e deixando as folhas eletricamente neutras.

5- Identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado.