O termo miragem vem da expressão francesa se mirer que quer dizer mirar-se, ver-se no espelho. Em dias muito quentes forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. O ar quente, por ser menos denso, fica sobre o ar frio. Como os raios luminosos se propagam mais rapidamente no ar quente, estes, ao passar pelo ar quente, se curvam para cima.
O cérebro humano, no entanto, só intercepta os raios de luz que percorrem uma trajetória retilínea, assim sendo, visualizamos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso da nossa gravura, o navio está de cabeça para baixo.
Miragem em alto mar
A miragem mais comum em nosso clima talvez seja a de um veículo que aparece como que refletido no asfalto de uma estrada, dando a nítida impressão de que o solo está molhado e que o veículo foi refletido por uma poça d'água. Esse tipo de miragem, criada por um maior aquecimento das camadas de ar próximas do solo do que o aquecimento das camadas de ar mais afastadas, é também comum em desertos e, talvez, uma das mais exploradas em histórias em quadrinhos.
O fenômeno físico que explica essa miragem, assim como muitas outras, é a refração. Quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente ele se afasta da direção perpendicular à superfície (ou seja, a direção normal) que separa os dois meios. A lei que descreve esse fenômeno é a lei de Snell
n1 sen1 = n2 sen2
Fonte de pesquisa:
<http://www.brasilescola.com/fisica/miragem.htm>
<http://suupereinstein.blogspot.com/2008/04/como-se-formam-as-miragens.html>