domingo, 17 de julho de 2011

Comentário sobre a Maratona 2011. (Pedido pelo Professor responsável)

Grupo 3 Maratona (Grupo 1 do 2ºE.M.D.)
O grupo parabeniza o professor Maurício e todos os alunos que se envolveram na competição, a competição foi muita bem elaborada. Em opinião a participação do grupo na maratona não foi das melhores, tivemos dificuldades devido ao horário de envio, que não foi compatível a rotina dos alunos envolvidos. Mas pesquisamos e tivemos a resposta de praticamente todas as questões e acertamos apenas a questão 1 e de maior nível de dificuldade.
Não houve interesse de todos os membros do grupo, mas ainda sim os que participaram estavam trabalhando juntos, houve participante que não pode contribuir com a maratona por trabalho em tempo integral e ainda assim mostrou interesse para o mesmo.
Achei interessante o fato de uns membros do grupo “curtirem” as notificações sobre a maratona no facebook sem ter a MENOR contribuição e interesse na maratona.
Ainda assim, o bom foi a integração de uma parte do grupo nas férias para descobrir as respostas e concluir os desafios, no caso as questões de grande dificuldade.
O resultado do grupo foi 27º com -40 pontos. Um resultado lembrando que muitos pontos foram descontados por regras de penalidades da maratona.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Questão 4 da Maratona.

4ª Questão da Maratona
dia 11
Esta questão ligará Histórias em Quadrinhos com Física.
A soma das pistas resultará em um nome similar ao nome de
um fenômeno físico.
O Fenômeno pertence a ciência que estuda as άστρο νόμος.
Dê como resposta o nome deste fenômeno e qual sua função.
Dica 1:"Evento que ocorreu na zero hora"

Dica 2: Iniciou-se após a Morte do Supermam com o Homem de amanhã.
Dica 3: "No dia mais claro e na noite mais escura"
Dica 4: "O Exorcismo de Emily Rose"
Dica 5:
Ela deverá ser entregue dia 11 de julho
a partir deste instante até 23h30min. Mas se
10 grupos entregarem, passarei a dar 10 minutos de
prazo final para entrega.
Resposta
Dica 1: A escrita da frase pode parecer gramaticalmente errada, mas zero hora se refere ao nome do evento e não ao horário que o mesmo aconteceu.
Palavra-chave: Zero Hora (Exige um pouco de leitura sobre o que aconteceu)
Dica 2: Com A Morte do Superman, surgiram 4 supostos substitutos para o herói. Um deles, o Superciborgue, esta intimamente ligado com a próxima dica.
Palavra-Chave: Superciborgue
Dica 3: Trecho do juramento da Tropa dos Lanternas Verdes
Palavra-chave: Lanterna Verde.
Dica 4: Filme que conta uma história real de possessão demoníaca em uma estudante universitária alemã. (Por sinal, um filme muito bom sobre o assunto.
Ótimas referencias religiosas e tudo mais.)

Palavra-chave: Posessão
Dica 5: Hal Jordan. O memorável Lanterna Verde terráqueo, habitante de Coast City.
Palavra-chave: Hal Jordan
Solução: Ao unir as palavras-chaves, caso tenha sido feita a leitura dos tópicos referente as dicas dadas, deve-se ter encontrado em algum momento
o nome Parallax. Parallax é uma entidade que vivia na lanterna central em Oa. Entidade que possui o corpo do Lanterna Hal Jordan quando esse,
após a destruição de sua cidade pelo Superciborgue, foi pedir autorização dos Guardiões do Universo para reviver os habitantes de sua cidade.
Com o Pedido negado cresceu em Hal o sentimento de raiva que foi a porta de entrada para Parallax.
O nome Parallax assemelha-se com o efeito Paralaxe de Astronomia, palavra que se originou de Lei das estrelas,
conforme nome em grego no enunciado da questão. Paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos.
A paralaxe estelar é utilizada para medir a distância das estrelas utilizando-se o movimento da Terra em sua órbita.
O assunto foi abordado na OBA, no ano de 2008 (ou 2009). Para o entendimento do mesmo foi pedido para os alunos fazerem o
teste do "dedo" fechando um dos olhos e alternando o olho fechado.

Questão 3 da Maratona.

Eu estava navegando na internet de manhã quando vi o anúncio da terceira questão da Maratona, logo pesquisei e cheguei a resposta, porém o envio da resposta deveria ser feito das 21:00 horas até 21:10 horas, esse horário eu não estava disponível para fazer o envio e acabamos perdendo a questão.

A questão:

3ª Questão da Maratona
dia 11
O que aconteceu neste local? Em que cidade e país se encontra?
Dica 1: 

Dica 2: 


A resposta do grupo:
Neste local ocorreu o Prêmio Nobel da Física de 2010. Ocorreu em Estocolmo na Suécia.

Início da Maratona 2011.

O grupo 1 "A Day like Faraday" será o grupo 3 na maratona oficial.

terça-feira, 5 de julho de 2011

[F.D.C.F.] Fergie desafia a física em videoclipe.

Atualmente todos nós estamos em sintonia musical, a música está cada vez mais influente em nossas vidas.
Cada pessoa com suas preferências musicais formam uma enorme diversidade cultural e surgem para cada estilo de música novos músicos, cantores e compositores.
Junto com a popularidade musical e a audiovisual surgem os videoclipes, onde os artistas tem ainda mais espaço para mostrar suas idéias e criar uma certa imagem para a música.
Com a popularidade das mídias e do videoclipe, os artistas estão cada vez mais criando idéias ousadas para divulgar seu trabalho.
Você já parou pra analisar como a física está presente nesses videoclipes atuais?
Escolhi um para demonstrar a presença da física, o vídeo é da música Clumsy da cantora Fergie.

Você pode assistir o videoclipe através desse link:
Music video by Fergie performing Clumsy. (C) 2007 A&M Records

Clumsy significa Desajeitado, como uma pessoa desajeitada por estar apaixonada.
"Clumsy 'cuz I'm fallin' in love"

Vamos a analise:

A Física do Carro em movimento:

O carro convencional tem motor movido a explosão, o que permite dizer que ele converte a energia química do combustível em trabalho. 
A quantidade de calor produzida pela gasolina é de 10.500 Kcal/Kg, e pelo álcool é de 6.500 Kcal/Kg. Isso significa que um litro de gasolina rende mais quilômetros que um litro de álcool. O álcool tem menos rendimento em quilometragem por litro, mas polui menos. As fases de um motor são: admissão, compressão, explosão e escape. O trabalho de um motor é a pressão da mistura de ar e combustível multiplicada pelo volume dos pistões. 
O carro 1.0 é aquele que tem volume do motor igual a um litro. 
Quando um carro está em movimento e freia bruscamente, os passageiros são lançados para frente, por causa da inércia. 
Para calcular variações, usamos o passo inicial da física, a cinemática que é é o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (Dinâmica). Geralmente trabalha-se aqui com partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema.

Vamos relembrar?


Referencial
Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição r do corpo em função do tempo. Este vetor nos fornece a posição do corpo em um dado instante t. Assume-se geralmente como origem do sistema de coordenadas a posição ro do corpo no instante inicial t0. Este instante é escolhido arbitrariamente; para fins práticos pode-se dizer que é o instante em que se dispara o cronômetro para a análise do fenômeno.

Trajetória
Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t. Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.
Deslocamento
É o vetor resultante da subtração do vetor posição final S pelo vetor posição inicial So:
d = S - Sod
É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida de fórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada. do fator 1 em conseqüência da resolução dos segmentos.

Velocidade média
Velocidade média é a razão do deslocamento ΔS pelo intervalo de tempo Δt. A velocidade média pode ser considerada escalar se for considerada apenas o módulo do deslocamento. Em uma corrida de fórmula 1, por exemplo, se levarmos em conta somente o vetor posição, ao final de cada volta o piloto terá desenvolvido, pois não houve deslocamento. Entretanto, considerando apenas o espaço percorrido pelo piloto, teremos uma velocidade escalar média diferente de 0, portanto, muito mais útil para as análises necessárias. No movimento unidimensional, trabalhar tanto com um quanto com outro nos leva aos mesmos resultados. Pode-se definir a velocidade média como:
vm – ΔS/ Δt = S – So/ t - to

Velocidade instantânea
É a taxa de variação da posição de um corpo dentro de um intervalo de tempo δt infinitesimal (na prática, instantâneo). Define-se velocidade instantânea v ou simplesmente velocidade como sendo:
v = dr/dt
Podemos falar também de uma rapidez instantânea, que seria o módulo do vetor velocidade em um dado instante de tempo t.

Aceleração média e instantânea
Aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo em um dado intervalo de tempo. Assim como a velocidade, ela apresenta suas interpretações em situações mais globais (aceleração média) e em situações mais locais (aceleração instantânea). Elas são definidas como:
am = v – vo/ t – to (aceleração média)
a = dv/dt (aceleração instantânea)

 A Física do Campo gravitacional:

Campo gravitacional é o campo vectorial que representa a gravitação de um corpo maciço (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa), sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído. É dado pelo quociente entre a força gravítica e a massa do corpo que sofre a acção do campo: 
G = GM/d²
Nesta fórmula, o primeiro G é a norma do campo gravítico (N/kg), o segundo é a constante de gravitação universal (~6,67 x 10^-11), M é a massa do corpo criador do campo e d é a distância em relação à massa criadora a que estamos a medir o valor do campo. Pela equivalência entre a massa inercial e a massa gravitacional, a definição acima não depende do corpo que sofre a acção do campo.
Em termos vectoriais, a fórmula deve ser escrita: 
G(r) = - GMr/ r³
Em que r é um vector. O sinal negativo mostra que o campo é atrativo, ou seja, a força tem o sentido oposto ao raio vector.


 A Física da Queda livre:

No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. Ele foi um grande filósofo grego que viveu aproximadamente 300 a.C. Aristóteles afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação. 

Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o método experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que qualquer afirmativa só poderia ser confirmada após a realização de experimentos e a sua comprovação. No seu experimento mais famoso ele, Galileu Galilei, repetiu o feito de Aristóteles. Estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo esferas de mesmo peso e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante. Por fazer grandes descobertas e pregar idéias revolucionárias ele chegou a ser perseguido. 
Quando Galileu realizou o experimento na Torre de Pisa e fez a confirmação de que Aristóteles estava errado, ele percebeu que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo. Assim sendo, ele lançou a hipótese de que o ar exercesse grande influência sobre a queda de corpos. 
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes. 

O movimento de queda livre, como já foi dito, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2. 

As equações matemáticas que determinam o movimento de queda livre são as seguintes:


v = g . t
d = g . t²/2

A Física está presente em todo nosso cotidiano, inclusive em nossos videoclipes favoritos, observe com um "olhar físico" e perceba mais conceitos físicos em outros videoclipes.

Quem é Fergie?

Fergie, nome artístico de Stacy Ann Ferguson (Hacienda Heights, 27 de Março de 1975), é uma cantora e atriz americana. Ficou mundialmente famosa por ser a voz feminina do grupo The Black Eyed Peas. Em 2006, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado The Dutchess, que lhe rendeu sucesso absoluto no mundo. O álbum emplacou 5 singles no top 5 da maior parada musical de singles do mundo, a Billboard Hot 100, fazendo de The Dutchess o sétimo álbum de uma artista feminina a conseguir 5 hits top 5. O álbum também já recebeu a certificação de platina tripla pelo Media Traffic. Fergie em sua carreira solo foi nomeada a 16 prêmios dos quais ganhou 9.

Na imagem: Fergie com o figurino do vídeoclipe "Imma Be / Rocking That Body" da banda em que faz parte The Black Eyed Peas 2009/2010.




Fonte de pesquisa:
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1917215-f%C3%ADsica-carro/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinem%C3%A1tica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_gravitacional
http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/queda-livre.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fergie

Daniel Xavier, Líder do Grupo 1

domingo, 3 de julho de 2011

[F.D.C.F.] Aproveite suas férias como Einstein!

Autor da Lei da Relatividade e Prêmio Nobel de Física de 1922, Albert Einstein foi eleito Personalidade do Século XX pela revista Time. Considerado o pai da Física Atômica, seu nome é consenso na comunidade científica mundial e ninguém duvida de que suas teorias revolucionaram a ciência abrindo perspectivas até então inimagináveis.


Muitos jovens podem se identificar com Einstein em sua juventude, veja um trecho de sua Biografia: "Seis meses após o nascimento de Einstein, a família mudou-se para Munique, onde ele iniciou sua vida escolar posteriormente no Luitpold Gymnasiun, no qual permaneceu até os 15 anos. Em todos esses anos, obteve sempre, ou quase sempre, as notas mais altas em Matemática e em Latim. Sobre este período, sua irmã escreveu: "No conjunto, Einstein, no entanto, não gostou daqueles anos de escolaridade; professores autoritários, estudantes servis, ensino livresco - nada disso lhe caía bem. Além do mais, tinha uma natural antipatia por (…) ginástica e esportes (…). Tinha tonturas e cansava-se facilmente. Sentia-se isolado e fazia poucos amigos na escola"".


Aqui no "A day like Faraday" vamos dar três dicas para aproveitar suas férias, tempo livre, como Einstein:


1 - Aprenda a tocar um instrumento musical:

Há outro aspecto da sua adolescência que é verdadeiramente relevante para Einstein: a aprendizagem o violino, que começou com a mãe, uma talentosa pianista e que depois foi consolidada com lições de Heller Schmidt dos 6 aos 13 anos. O violino viria a tornar-se um instrumento fundamental ao longo de toda a sua vida quando pretendia descontrair-se.


2- Dê um rolê de bicicleta:

Vamos aproveitar e sair da inércia e do sedentarismo nessas férias!


3 - Aproveite um dia na praia:

Nada melhor para relaxar do que curtir a tranquilidade de uma praia.


Espero que suas férias sejam ainda mais divertidas, saudação física.


Fonte de pesquisa:

<http://geniosmundiais.blogspot.com/2004/12/biografia-de-albert-einstein.html>

<http://luizcarlos-jr06.sites.uol.com.br/ainfancia.html>

[F.D.C.F.] Conheça mais sobre as Miragens.

Também chamado de espelhismo, miragem é um fenômeno óptico que ocorre com muita frequência em dias ensolarados, principalmente nas estradas ou nas paisagens desérticas, mas também ocorre em alto mar. As miragens podem ocorrer em diferentes condições, formando vários tipos de imagem. Elas são causadas pelo desvio de luz refletida pelo objeto, desvio esse denominado de fenômeno da refração, ou seja, a miragem é um fenômeno físico real.
O termo miragem vem da expressão francesa se mirer que quer dizer mirar-se, ver-se no espelho. Em dias muito quentes forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. O ar quente, por ser menos denso, fica sobre o ar frio. Como os raios luminosos se propagam mais rapidamente no ar quente, estes, ao passar pelo ar quente, se curvam para cima.
O cérebro humano, no entanto, só intercepta os raios de luz que percorrem uma trajetória retilínea, assim sendo, visualizamos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso da nossa gravura, o navio está de cabeça para baixo.


                                                                                            Miragem em alto mar


A miragem mais comum em nosso clima talvez seja a de um veículo que aparece como que refletido no asfalto de uma estrada, dando a nítida impressão de que o solo está molhado e que o veículo foi refletido por uma poça d'água. Esse tipo de miragem, criada por um maior aquecimento das camadas de ar próximas do solo do que o aquecimento das camadas de ar mais afastadas, é também comum em desertos e, talvez, uma das mais exploradas em histórias em quadrinhos.
O fenômeno físico que explica essa miragem, assim como muitas outras, é a refração. Quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente ele se afasta da direção perpendicular à superfície (ou seja, a direção normal) que separa os dois meios. A lei que descreve esse fenômeno é a lei de Snell
n1 sen1 = n2 sen2


Fonte de pesquisa:
<http://www.brasilescola.com/fisica/miragem.htm>
<http://suupereinstein.blogspot.com/2008/04/como-se-formam-as-miragens.html>

[F.D.C.F.] Jogo Neutralize as Cargas!

Acesse o link para jogar:
<http://www.sofisica.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=neutralize>

Esse é o terceiro jogo retirado do site Só Física, para acessar a página de jogos direto do site, acesse:
<http://www.sofisica.com.br/jogos.php#>

sábado, 2 de julho de 2011

IDESAGORA

Queridos leitores quero convida-los para acessar a revista virtual do Colégio IDESA, o IDESAGORA traz reportagens escritas por alunos convidados por professores de Língua Portuguesa.
Convidado pela Professora Daniela Passos, o aluno e líder do nosso grupo 1 Daniel Xavier escreve mensalmente para o IDESAGORA, acesse: http://www.idesa.com.br/idesagora e conheça mais sobre.

Maratona de Férias 2011.

O grupo 1 já está inscrito para a Maratona de Férias 2011, sem grupo associado.

Questões de Laboratório 2º Trimestre

1- O que representa a figura abaixo?


A figura representa uma Lâmpada de Plasma, que ilustra alguns dos
fenômenos mais complexos de um plasma,incluindo filamentação


2- O que representa a figura abaixo?

É o 5º estado da matéria: O Condensado de Bose-Einstein é o quinto
estado da matéria, e é obtido quando a temperatura chega a ser tão
baixa que as moléculas entram em colapso. O condensado de
Bose-Einstein é uma coleção de milhares de partículas ultra-frias
ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se
comportam como um único e gigantesco átomo.


3- O gráfico abaixo representa algum elemento importante.
Qual elemento é este? Qual a relação deste elemento com o gráfico?
H2O. A água no estado líquido apresenta uma dilatação anômala com
um volume mínimo aos 4oC.

4-O Sr da figura abaixo utiliza um produto. Qual é o produto?
Qual é a temperatura de vaporizaçãodesse produto?

O Nitrogênio líquido, que entra em vaporização a 77 Kelvin

5-O cidadão abaixo possui várias contribuições
com o assunto discutido nas questões desta página.
Quem é ele? (nome)


Joseph Black (do calor latente).


6-Vários Produtos, Organização e Sonhador.
Quem é ele? (nome)
Dmitri Ivanovich Mendeleev, foi um químico russo, criador da
primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo
as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.

7-Produto utilizado em várias casas. Que produto é este?
Qual a mudança de fase que ocorre com ele em contato com a natureza?

Naftalina. Sólido altamente volátil que sofre sublimação, ou seja,
a naftalina passa do estado sólido para o gasoso em contato com o ar.

[F.D.C.F.] Jogo Calorimetria.

Acesse para jogar:
http://www.sofisica.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=calorimetria

[F.D.C.F.] Como funcionam os cinemas 3D?

Como funcionam os cinemas 3D?
Desde que foi criado, o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. A última novidade são os filmes em 3D, os quais precisam de óculos especiais, como os da figura abaixo, para serem assistidos.
Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.
Para entendermos o funcionamento dos cinemas 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.
A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a visão de um dos olhos, as pessoas perdem também a noção espacial.
As antigas produções de filmes 3D utilizavam imagens anáglifas para aproveitarem a visão binocular e o desvio. Estas imagens incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde).
Assim, quando desejávamos assistir a estes filmes, fazia-se necessáro utilizarmos um óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde), como os da figura do topo desta página. Estas lentes "obrigavam" um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul (ou verde).
É devido às diferenças entre as duas lentes que o cérebro as interpreta como uma imagem de três dimensões. Entretanto, por conta da utilização de lentes coloridas, a coloração da "imagem final" não é precisa, de modo que há dados que relatam que esta tecnologia trouxe muitos problemas para as pessoas como dores de cabeça, lesões oculares e náusea.
Funcionamento dos atuais cinemas 3D
Como já mencionado, a técnica utilizada interferia na visualização das cores, de modo que foi necessário desenvolver uma tecnologia melhor, porém mais mais cara e complicada, mas que não afeta as cores originais. Esta nova tecnologia é baseada na polarização, sendo, agora, os óculos feitos por lentes escuras e não mais coloridas como antes.


Vejamos, então, como funcionam os atuais cinemas 3D.
Para obter as imagens, são utilizadas duas câmeras: uma delas para capturar imagens para o olho direito e a outra para capturar as imagens para o olho esquerdo. Assim, a imagem será tanto mais "real" ou "para fora da tela", quanto maior for a distância entre a imagem e a tela.
Por serem utilizadas duas câmeras, o filme terá, a cada segundo, 48 quadros, equivalente ao dobro de quadros utilizados em filmes convencionais, sendo 24 deles observados pelo olho direito e os outros 24 pelo olho esquerdo.
A luz do retroprojetor chega à tela em espiral e os quadros vão se alternando, já que parte deles gira em um sentido enquanto a outra parte gira no sentido oposto. Além do mais, a tela é refletiva (prateada), o que torna possível para a luz passar a ideia de que não se trata de uma tela normal.
Já os óculos possuem filtros de polaridade, permitindo que cada olho receba um quadro, como se cada pessoa enxergasse a mesma coisa através de dois diferentes focos.


Obviamente, a distância entre os dois olhos nos faz ver a mesma coisa sob ângulos diferentes. Assim, é baseado nestas duas imagens vistas por cada olho que o cérebro age como se nos "enganasse" e forma uma terceira imagem, dando a impressão de profundidade à cena.

[F.D.C.F.] As maiores curiosidades da física que deveríamos saber.

Retirado do Site Físico Maluco <http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/02/11/as-maiores-curiosidades-da-fisica-que-deveriamos-saber/>


* A velocidade da luz no vácuo é de exatamente 299.792,548km/s, usualmente arredondada para 300.000km/s.
* A luz gasta exatos 8 minutos e 17 segundos para sair do sol e chegar à Terra.
* A terra gira com velocidade de aproximadamente 1.600km/h e em sua órbita em volta do sol a mais de 107km/h.
* A taxa de raios que atingem a superfície da terra é de cerca de 100 por segundo.
* Anualmente 1000 pessoas são vítimas de raios.
* A idade da Terra é de 4,56 bilhões de anos, a mesma do Sol e da Lua.
* Uma pulga ao saltar tem aceleração vinte vezes maior que o lançamento de um ônibus espacial.
* A ausência de gravidade no espaço impede que um astronauta arrote.
* Galileu inventou, em 1607, o termômetro.
* O universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.
* Cerca de um quatrilhão de neutrinos provenientes do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.
* O Big-Bang que gerou o universo provoca interferências na sua TV até hoje.

Comunicado aos leitores.

O nosso blog "A day like Faraday" possui vários editores, por isso peço desculpas pela desorganização encontrada em alguns pontos do blog, o correto seria ao editar algo no blog que todos os outros editores tivessem conhecimento do feito, vamos procurar a melhor organização.
Somos um grupo de cinco alunos, não há como apenas um aluno querer liderar e fazer parte de todas funções importantes impostas pelo professor.
Espero que os leitores compreendam o comunicado e não fiquem confusos com algumas divergências internas do grupo 1.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

[F.D.C.F.] Jogo do Afunda ou Flutua?

Acesse o link para jogar:
http://www.sofisica.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=afundaOuFlutua

[F.D.C.F.] "Quem não tem bússola, se orienta com vaca!"

Esqueceu sua bússola e precisa se orientar no campo? Olhe uma vaca ou um cabrito pastando: a cabeça estará apontando para o Norte magnético!
Os fazendeiros observam, já há muito tempo, que rebanhos de vacas ou carneiros pastam ou repousam praticamentes todos alinhados na mesma direção.
Isso pode se explicar facilmente, considerando que esses animais procuram um alinhamento ótimo para sua termoregulação, seja paralelo à direção dos ventos fortes para reduzir seus efeitos ou perpendicular aos raios do Sol em dias frios para aumentar sua área de exposição, etc.
No entanto, a mesma preferência é observada também em dias sem vento e com temperatura mediana, fenômeno que não tinha uma explicação até agora.
Sabine Begall, bióloga da Universidade de Duisburg-Essen, em Essen, na Alemanha, estudou imagens de satélite do Google Earth contendo 8,5 mil vacas pastando ou descansando em 308 rebanhos ao redor do mundo e 2,9 mil cabritos selvagens naquelas condições tranquilas.
Sua conclusão, publicada na edição de 9 de Setembro de 2008 dos Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, foi de que, de forma muito significativa, os animais alinham-se no eixo norte-sul do campo magnético local!
Isto me lembra o estudo de 1981 feito pelo grupo de Biomoléculas e Biominerais, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em que identificaram bactérias que usam o campo magnético para se orientar. Estudaram este fenômeno também em formigas, abelhas e cupins.

FÉRIAS DIVERTIDAS COM FÍSICA [F.D.C.F.]

Olá amiguinhas, olá amiguinhos, vocês que acompanham o nosso blog "A day like Faraday" irá se divertir nessas férias conosco, nós estamos diariamente buscando atividades e curiosidades para você passar o tempo livre fazendo o que mais gosta, estudando física, então fica atento que nessas férias teremos muitas novidades para você leitor.

Correção do Relatório do Foguete - Questão 4.

4> Cálculo da Força realizada sobre o Foguete (Em sala será mostrado).

          A força realizada sobre o foguete, é calculada através da razão entre Força e Área (p=F/A).
          A pressão, deve ser calculada em Pascal (Pa), mas a nossa base não possui um instrumento medidor de pressão, então, através de pesquisas na internet, chegamos a conclusão de que a maioria dos lançamentos de foguetes a água utilizam 100 psi. Cada psi equivale a 0,0681 atm. 
          100psi = 6,81atm
Convertendo atm em Pa:
           1atm _________ 100.000 Pa
           6,81   __________  X
X = 6,8 x 100.000
X = 681.000 Pa
            A pressão está calculada, agora vamos para a área.
            A área do gargalo (bico da garrafa) pode ser calculada através da fórmula de área de uma circunferência: 
            
            O pi, equivale a 3,14 e o raio é 1,25cm.
            Transformaremos o raio que está em centímetros, para metro. O que equivale a 0,0125m.

            A = 3,14 x 0,0125²
            A = 0,0004904, mas utilizaremos apenas 0,00049. Então, está calculada a área.

            p = F/A
            681.000 = F /0,00049
            681.000 x 0,00049 = F
            F = 333,69 N