quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Física da Arma a Laser

O físico americano Theodore Maiman desenvolveu o primeiro trabalho com laser em 1960.  Desde então o laser vem sendo utilizado em várias aplicações, incluindo ferramentas cirúrgicas, compact disc players, sistema de miras para armamento e espectroscópios (instrumentos destinados a formar espectros de radiação eletromagnética, baseado na dispersão desta por um prisma ou por uma rede de difração).

O laser produz vários feixes de luz ao mesmo tempo, com o mesmo comprimento de onda, vibrando na mesma velocidade e viajando na mesma direção, a este tipo de luz nomeamos LUZ COERENTE. Este feixe de luz é produzido por um processo conhecido como estimulação da emissão de radiação, a palavra “laser’ é um acrônimo da frase “light amplification by stimulated emission of radiation” (Amplificação da Luz Estimulada pela Emissão de Radiação).

Armas de raio são um tipo de arma de energia dirigida e constituem-se num acessório clássico e difundido da ficção científica. Podem apresentar vários nomes, como raio da morte, raio de calor, desintegrador, arma laser etc, cumprindo o papel genérico de armas nos cenários de várias histórias. Até o presente momento, todas as armas de raio são fictícias.

Recentemente a cantora Ke$ha fez em seu video-clipe cenas de tiros com armas a laser, o video-clipe se tornou bastante popular e nos instigou para fazer a pesquisa da relação com a ficção e a realidade.

A maioria das armas de raio não se comporta como lasers ou feixe de partículas convencionais:

    * O raio viaja a uma velocidade inferior a da luz;
    * O raio pode ser visto longe do seu eixo, o que não poderia acontecer no espaço, onde não há nada para ser iluminado pelo raio.
    * Recuo visível do cano da arma. Isto somente poderia ocorrer com uma arma de partículas e somente se a velocidade de saída da boca da arma vezes o peso das partículas disparadas equivalesse ao de uma bala disparada por uma arma de fogo.
    * O raio tem poder para evaporar completamente um homem (e seu equipamento) que é atingido por ele.
    * Em muitos cenários de ficção científica, as leis da física e a natureza da matéria e da energia são diferentes daquelas do mundo real (por exemplo, a física Minovsky do universo Gundam).
    * Com a tecnologia presente, a quantidade de energia necessária para fazer funcionar dispositivos como aqueles citados em livros e vistos em filmes, está teoricamente além da capacidade de qualquer dispositivo portátil. Armas de energia existentes hoje são grandes e desajeitadas, e versões portáteis mal têm potência suficiente para serem consideradas armas.
    * Muitas delas necessitam de materiais inexistentes para serem construídas.

As armas a laser são reais?
Desenvolvimentos recentes no mundo real em armas laser produziram peças de artilharia que poderiam ser descritas como armas de raio, embora não o sejam (ver eletrolaser). Todavia, lasers reais podem provocar danos; alguns são potentes o suficiente para abrir buracos em aço.

A cantora Ke$ha em cenas do vídeo-clipe “Blow”

Assista ao vídeo-clipe "Blow" de Ke$ha:
http://www.youtube.com/watch?v=CFWX0hWCbng



Music video by Ke$ha performing Blow. (C) 2011 RCA Records, a unit of Sony Music Entertainment
Directed By Chris Marrs Piliero