quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pesquisa em laboratório 19.05.11 Foguete a Água


Questão 1
Qual o nome do inventor do foguete a água?
Em que ano isso ocorreu e em que país?

Resposta:
Jean LeBot, Renne, França, 1930


Questão 2
Essa competição de Física é a sua próxima competição.
A foto tirada é histórica. Em que ano isso aconteceu? 

















Resposta: 
No ano de 2008

Questão 3
O objeto abaixo é muito importante para a história do foguetismo.
O que é este objeto? Qual sua importância?











Resposta:
Vostok 1, Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Iuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1


Questão 4

Qual o nome do foguete abaixo?
Qual o destino desta viagem?






























Resposta:
Saturno V, O destino de sua viagem foi a Lua.

Questão 5

Um acidente colocou o programa espacia deste país em xeque.
Qual é este país?
Em que ano isso ocorreu?
Qual o nome do veículo que explodiu?



Resposta:
Pais: Estados Unidos
Data: 1986
Nome: Ônibus Espacial Challenger

Questão 6
O que este músico tem haver com o acidente mostrado acima?.


Resposta:
Em 1986 Jean Michel Jarre, trabalhou num concerto com a NASA: o astronauta Ronald McNair iria tocar o solo de saxofone da música Rendez-Vous VI enquanto estivesse em órbita no Ônibus espacial Challenger, enquanto os seus batimentos cardíacos seriam usados como amostras de som na mesma música. Esta seria a primeira música gravada do espaço, a ser incluída no álbum Rendez-Vous. Após o desastre com a espaçonave Challenger em 28 de Janeiro de 1986, a música foi gravada com outro saxofonista, recebeu o nome de Last Rendez-Vous - Ron's Piece e tanto a música, como o álbum foram dedicados aos astronautas mortos no acidente com a Challenger. Ele é um Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, dedicado à causa da cultura, informação e liberdade.

Questão 7
Como é o nome do indivíduo abaixo?






















Resposta:
Iuri Aliekseievitch Gagarin.





Questão 8

Qual o nome do foguete abaixo?
Em qual cidade ele foi fabricado?
Qual a função deste foguete?
Dica: Brasil.



















Resposta:
Nome: VLS-1 V3.
Fabricação: Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos
Função: finalidade de colocar um satélite na órbita da Terra.

Membro do Conselho de Ética.

          Nosso grupo escolheu a integrante Isabella Chaves para participar do conselho de Ética, proposto pelo o professor Maurício.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Foguete a água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Foguete_a_%C3%A1gua>


Foguetes a água são modelos de foguetinhos caseiros que usam uma combinação de água e pressão para para obter um lançamento. Não é usado nenhum tipo de material inflamável.
Como funcionam?
Uma garrafa PET (como as de refrigerante) é enchida com água a um terço, então essa é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar comprimido, que quando estiver comprimido ao máximo a garrafa é liberada pelo sistema de soltura; o ar comprimido irá empurrar a água para baixo fazendo, assim, a garrafa subir.
Outro tipo de foguete é com pastilha efervescente,o procedimento é muito mais simples,coloque água num potinho de filme de máquina fotográfica e coloque a pastilha,coloque a tampinha e vire para baixo rapidamente,a pressão interna fara o potinho subir.
Regras de segurança
•    Construção: os materiais usados na construção do foguete devem ser leves (principalmente plásticos), sem componentes metálicos.
•    Propulsão: use apenas água e ar comprimido, respeitando os limites de pressão da garrafa usada.
•    Resgate: o foguete deve possuir um sistema de resgate (com paraquedas) que permita sua descida com segurança ao solo e a reutilização do foguete.
•    Massa: o foguete não deve pesar mais do que 1.5 kg antes do lançamento.
•    Carga: Nunca use carga explosiva, inflamável ou de substâncias perigosas.
•    Estabilidade: verifique a estabilidade do foguete, determinando seu centro de gravidade (CG) e seu centro de pressão (CP) antes do primeiro lançamento.

•    Sistema de lançamento: o dispositivo usado para lançar foguetes deve permitir o disparo a, pelo menos, 3 metros de distância e deve ter uma forma de despressurizar a garrafa numa situação de emergência.
•    Condições de lançamento: não lance foguetes com vento forte, perto de áreas urbanizadas, de torres de alta tensão ou de fios elétricos ou telefônicos, perto de árvores altas ou em locais onde passem aeronaves em baixa altitude, ou em qualquer outro lugar que represente perigo para pessoas, animais, veículos ou propriedades.
•    Segurança durante o lançamento: não se aproxime nem deixe que ninguém se aproxime do foguete quando o mesmo já estiver pressurizado ou em processo de pressurização.
•    Direçao de lançamento: jamais direcione o foguete para um alvo no solo ou no ar. Todos os lançamentos devem ser feitos dentro de um ângulo de 30° em relação à vertical.
•    Fios elétricos: em hipótese alguma tente resgatar um foguete que tenha caído sobre ou perto de fios elétricos ou locais perigosos.
•    Testes de pré-lançamento: se estiver trabalhando em um projeto de pesquisa ou desenvolvimento de foguetes a água, procure determinar a confiabilidade o mesmo através de testes e ensaios estáticos ou no solo. Os testes devem ser feitos de forma segura e em lugares isolados, longe de pessoas que não estejam participando do projeto.
Toda a vez que for testar um foguete, complete ele inteiro de agua para depois pressuriza-lo, caso o foguete falhe e exploda, como a água é um fluido incompressível ela não armazena muita energia e a explosão não será tão intensa a ponto de mandar fragmentos do foguete com alta velocidade. Caso fosse utilizado somente ar comprimido, haveria uma grande quantidade de energia armazenada e em caso de uma explosão os pedaços do foguete atingiriam alta velocidade e provavelmente machucariam quem estivese perto. Sempre pressurize para testes com uma pressão um pouco maior que a utilizada nos lançamentos, de vai utilizar 100 psi, encha completamente de água o foguete e faça o teste a 110 psi. Sempre que for testar mantenha distancia e proteja a vista.
Se você for criança, conte sempre com a participação de um adulto nos lançamentos.

Observações sobre Palestra – Foguete de água

A Palestra ocorreu dia 05 de Maio de 2011 por ex-alunos do colégio IDESA que se aprimoraram na área “Foguete de água” com a coordenação do Professor Maúricio.

Observações:
• Base de lançamento; Garrafa pet (Foguete); Bomba de bicicleta; Paraquedas; Trava; Cordão de disparo;
            • Verificar quantidade de água, deve ser mais de 1/3 da garrafa de água;
            • Barbante; Raio do plástico multiplicado por 1,5 (1,5r);
            • A Água deve estar parada, sem movimento, deve se verificar as aletas, assim o foguete não saíra desgovernado;
            • C.G. Acima de C.P. é estável; C.P. Acima de C.G. é instável; C.G. (Centro de gravidade); C.P. (Centro de pressão);
            • A Pressão não deve ultrapassar 100 libras;
            • A Posição deve ser 90º na vertical;
            • Deve-se prender o barbante em um arame e depois enrolar uma fita isolante sobre o mesmo;
            • No Paraquedas deve-se fazer um furinho no plástico para prender o barbante e em seguida colocar fita isolante para assegurar;
            • Dobrar o plástico do Paraquedas com forma de sanfona e enrolar a linha para prender, lembrando que não se deve prender muito para que seja mais fácil se descompactar após o lançamento;
            • 400 ml deve ser compatível com um Paraquedas a partir de 50cm de raio e ir testanto para ver qual se adpta melhor, geralmente varia +/- 25cm de raio;
            • Dobrar o Paraquedas 4x para após fazer o furo se consiga colocar 16 cordinhas;
• O Custo do Projeto varia entre R$25,00;

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Importante!

        Estamos aqui com o intuito de publicar duas coisas muito importantes; A nova formação do grupo, que começou agora com o começo da competição do segundo trimestre. E as questões do Final de Semana.
       Como dito por começo, agora o grupo está formado por cinco elementos, onde antes haviam seis. A aluna Thaís Righeti, por motivos pessoais, decidiu que seria melhor se não estivesse no grupo. Sobrando nós: Ana Victória Simões, Daniel Xavier, Isabella Chaves, Mariana Marcon e Paulo Roberto, do Segundo ano no Ensino Médio D. É isso sobre o assunto da nova formação do grupo, o mais importante assunto que deveria ser informado no post!
      Falando agora de uma maneira cômica e cheia de humor... No começo, pensávamos que as questões de Física seriam sempre fáceis. Pensávamos só. Parece que sonhos, e contos de fadas não se realizam não é?! Mas nós estamos nos interessando muito por isso, pelos desafios e a vontade de vencer, queremos atingir a meta de ultrapassar a meta, queremos nesse trimestre ganhar essa competição, de algum jeito. Hoje, dia 2 de Maio de 2011... Estamos em um lugar da competição onde nunca chegamos antes... O 3º lugar, que pode MUITO BEM virar o primeiro, certo? rs Esperamos por isso... ou melhor, o faremos acontecer! ;D

Gratos, grupo 1.